A prefeita de Silva Jardim, Maira Figueiredo (MDB), recebeu, nessa segunda-feira, 22, a visita da ex-prefeita e atual secretária de Governança e Sustentabilidade de Saquarema, Manoela Peres (PL), para uma produtiva conversa e troca de ideias e experiências.
Duas das mais importantes lideranças femininas da região, as gestoras se encontraram no gabinete da Prefeitura de Silva Jardim, com a presença dos secretários de Obras, Nilton Júnior, e de Educação, Fernando Bastos.
Recheado de reconhecimento, o encontro também serviu para que as gestoras pudessem trocar ideias e compartilhar experiências de sucesso nas duas cidades, além de conhecerem melhor estratégias que vêm dando certo em Silva Jardim e em Saquarema.
“Hoje estive em Silva Jardim visitando a prefeita Maira para uma conversa, compartilhando ideias e também para conhecer alguns projetos da cidade. Além disso, tive a alegria de conhecer a obra de uma linda escola do município e compartilhar os projetos que realizamos aqui em Saquarema. Foi muito gratificante ter esse dia de troca de ideias e experiências”, contou Manoela Peres, em publicação nas redes sociais.
Depois da reunião no gabinete, Maira Figueiredo levou Manoela Peres para visitar as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Maurília Moreira de Carvalho, no bairro Coqueiros, iniciadas em março e que têm a expectativa de serem entregues ainda em 2025.
“Olá, pessoal, estou aqui no bairro Coqueiros, na nova escola aqui desse bairro, com a minha amiga, ex-gestora de Saquarema, Manoela Peres, obrigada pela visita. Estou aqui, mostrando para ela essa nova escola. Antes, as crianças estudavam numa escola com estrutura que eles não tinham refeitório; na chuva, eles não sabiam, não tinha um lugar adequado para ter os lanchinhos deles, e hoje a realidade dessa escola é outra”, contou Maira Figueiredo.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita de Silva Jardim lembra da experiência de caminhar pelo bairro, vendo a antiga estrutura da escola, que não atendia adequadamente as necessidades das crianças, ressaltando as mudanças que acontecerão em razão das melhorias na unidade.
“Assim, Manoela, quando eu caminhei aqui nesse bairro, as mães não acreditavam que essa seria a nova realidade, e hoje é a realização de um sonho poder entregar essa escola totalmente reformada e ampla para as crianças poderem ter uma estrutura melhor para poder estudar. Então, eu fico feliz em poder estar recebendo você aqui, e você estar olhando de perto essa nova realidade”, afirmou Maira Figueiredo.
Para Manoela Peres, a visita à escola reforça não apenas o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade da educação em Silva Jardim, mas emociona e ajuda a apontar o caminho certo da gestão pública, que é mudar a vida das pessoas para melhor.
“Ah, eu estou muito feliz de estar aqui com você, porque, realmente é o que Maira falou; ela me contou isso lá atrás, e eu fico até arrepiada, porque realmente quando a gente faz um entrega que a gente muda a vida daquelas pessoas, daquele bairro; você falou, ‘Manoela, quando chovia, as crianças não tinham onde fazer o lanchinho’. Quer dizer, era um corre-corre dentro da sala de aula, além de ser uma escola multisseriada. Essa nova escola não será mais. Você vai poder atender e o secretário de Educação estava explicando, serão até 100 alunos que você vai conseguir atender aqui nessa escola, Então, tem salas de recursos, tem todas as salas, a secretaria, tem uma recepção de qualidade para receber os pais, adequada, então, assim, essas entregas é que fazem a gente ter certeza que a gente está seguindo o caminho certo, porque é uma entrega que realmente você modifica a vida das pessoas aqui do bairro e principalmente das crianças, que são o futuro”, disse Manoela Peres.