Estudantes da Escola Municipal (EM) Alfredo Backer, em Silva Jardim, participaram, na última semana, de um passeio para conhecer as instalações, a estrutura e o funcionamento do 35º Batalhão da Polícia Militar (35º BPM), na cidade de Itaboraí.
A visita fez parte de uma ação conjunta da Secretaria de Educação de Silva Jardim e da Secretaria Estadual de Polícia Militar do Rio, através do projeto “Minhas Escola Azul”, em parceria com a Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente.
De acordo com o município, a visita ao 35º BPM proporcionou às crianças uma experiência enriquecedora de aprendizado e cidadania, com uma recepção que contou com um café da manhã e diversas atividades.
Ao longo do dia, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da Polícia Militar (PM), aprender sobre o uso de armas não letais, participar de palestra do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e assistir a uma apresentação do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) sobre a importância dos cuidados com a natureza.
“Esse projeto, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Polícia Militar, com o nome ‘Minha Escola Azul’, é um projeto que visa trazer as escolas, tanto municipais, particulares, para dentro da nossa instituição, para dentro do batalhão, para conhecer as nossas rotinas administrativas, operacionais, para as crianças verem como funciona o batalhão, como funcionam as seções, como funcionam as viaturas, e para quebrar um pouco o gelo e eles terem mais um referencial para o futuro deles. Aqui eles têm uma palestra com os policiais que trabalham no PROERD, os policiais que trabalham no policiamento da Patrulha Escolar, também veem a exposição do Comando de Polícia Ambiental, e passam a conhecer um pouco mais da nossa corporação”, contou o tenente-coronel, Júlio César, do 35º BPM.
No fim da visita, cada criança também recebeu um diploma de participação, levando lembranças especiais e novos aprendizados, reforçando a importância de valores de respeito, cidadania e responsabilidade social.
“Nossa escola tem contado com essa parceria da Patrulha Escolar, diversas vezes lá, fazendo a visitação. Tem sido muito importante porque eles tratam de assuntos como bullying, interação social, respeito mútuo, então tem surtido um efeito ótimo. E fizeram esse convite para a gente estar aqui, participando do projeto ‘Escola Azul’. Foi muito interessante, o dia de hoje foi maravilhoso, as crianças adoraram. Acredito que vai ficar marcado na memória, não só deles, mas também na nossa, como professores, porque foi um dia incrível”, completou a diretora da EM Alfredo Backer, Diane Araújo.