O Centro Cultural Capivari (CCC), em Silva Jardim, apresenta, nessa sexta-feira, 7, a exposição “Raízes de Capivary”, que acontece das 16h às 20h30, promovida pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio, Cultura, Esporte e Lazer.
O evento é uma realização de um grupo de artistas da cidade, e que tem o objetivo de relembrar e homenagear as origens indígenas do município que foi fundado em 1841, com o nome de Capivary, do tupi-guarani, para “Rio das Capivaras”.
Além da exposição, com cerca de 70 obras a respeito do tema, feitas por artistas locais, o evento terá também comidas típicas, músicas e danças, bem como depoimentos de descendentes de uma família da etnia indígena Puri, que reside em Silva Jardim.
Pertencentes ao tronco linguístico “Macro-jê”, de habitação originária nos 4 estados do Sudeste, os Puri tinham como território tradicional uma extensão regada pela bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que passa pelos estados do Rio (RJ), São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG).
A programação do evento conta ainda com uma palestra da historiadora Patrícia Depiné; uma oficina sobre raízes, plantas e terras, por Beth Medeiros, de Lumiar, distrito de Nova Friburgo; e obras assinadas por Cláudia Quintella, Leandro Amorim, Magda Ribeiro, Júlio Melo, Solange Alves e Mary Lopes.
Já as comidas típicas serão comercializadas por componentes da Associação de Artesãos (Associarte), que montará barracas no espaço, que receberá ainda o lançamento do livro “Mosaico Riostrense – economia, sociedade e cultura em Rio das Ostras e região”, com a presença da organizadora e coautora do volume, a professora Vânia Assunção, do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade.
Com 13 artigos, a obra contém um ensaio sobre a trajetória e as conquistas do Movimento Cultural de Silva Jardim, escrito pelo jornalista, professor e poeta, Evaldo Peclat, que também tem participação confirmada no evento.
“A mostra celebra as origens e a identidade cultural da região, valorizando as tradições, expressões artísticas e a história do povo. Um evento que convida à reflexão sobre nossas raízes e ao reconhecimento da riqueza cultural que compõe a identidade de Silva Jardim. Participe desse momento de cultura, memória e valorização da nossa história!”, convidou a prefeitura.
