A Prefeitura de Silva Jardim lançou, nessa quarta-feira, 16, o programa Primeiros Passos, em solenidade realizada no Teatro Municipal Zezé Macedo, no centro da cidade, que contou com a presença de autoridades e empreendedores do município.
Fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio (Sebrae Rio), a iniciativa também faz parte da plataforma Contrata+Brasil, do governo federal.
Lançada em fevereiro desse ano, a Contrata+Brasil possibilita que entes públicos federais, estaduais e municipais contratem microempreendedores individuais (MEIs), ampliando oportunidades de negócios locais e gerando mais emprego e renda em todo país.
“É uma alegria hoje estar aqui, uma satisfação lançar o programa Contrata+Brasil, privilegiando 1.200 microempreendedores individuais que estão formalizados no município. Todos esses MEIs que estiverem em dia com seus impostos, com as suas obrigações, poderão fornecer para a Prefeitura de Silva Jardim, assim como para prefeituras de outros municípios do entorno. Cada serviço pode ser prestado até R$ 12.545,11, uma oportunidade de aquecer a economia e apoiar os pequenos negócios de Silva Jardim”, explicou a coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Claudia Vieira.
Para o secretário de Fazenda, Leandro Antunes, o lançamento do programa Primeiros Passos em parceria com o Sebrae é um avanço para o desenvolvimento do município, estimulando o crescimento dos MEIs do município.
“O Sebrae tem sido um grande parceiro nosso aqui em Silva Jardim, da Secretaria de Fazenda, principalmente. A gente adotou uma postura nos últimos anos de trabalhar o desenvolvimento dessa cidade. Então, tentar estimular o empreendedorismo e, nessa linha, o Sebrae tem sido nosso grande parceiro. Eu costumo brincar com a equipe do Sebrae que o Sebrae é do tamanho que você quiser, então, quando você demanda, o Sebrae está aqui, está dando resposta, e hoje estamos aqui fazendo o lançamento do programa Primeiros Passos, um programa nosso, com base na plataforma Contrata+Brasil, para estimular esses microempreendedores individuais a crescerem. Nós estamos fazendo uma meta ousada. Até o final de 2026, tentar desenquadrar 3 MEIs da nossa cidade”, contou Leandro Antunes.
Além do secretário de Fazenda, representaram o município na solenidade a prefeita Maira Figueiredo (MDB), o vice-prefeito, Marco João (PP), e os vereadores Fabrício de Napinho (MDB) e Andréia Menezes (MDB).
O evento contou ainda com uma apresentação da plataforma Contrata+Brasil feita pelo consultor da Gerência de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Lucas Guimarães, seguida da oficialização da 1ª oportunidade oficial do programa Primeiros Passos em Silva Jardim.
“Com o programa Primeiros Passos, Silva Jardim avança rumo a um futuro com mais inclusão, desenvolvimento e oportunidades para todos”, completou o município.