O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim, recebe, nesse sábado, 19, das 9h às 14h, mais uma edição do evento “Um Dia no Parque”, com entrada gratuita e programação especial para todas as idades.
Iniciativa da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), que conta com apoio da ExxonMobil Brasil, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), o evento somou, só em 2024, mais de 4 mil visitantes, entre estudantes de escolas da região e ecoturistas do Brasil e do mundo.
Na programação desse sábado estarão atividades como cicloturismo pelo novo trecho do circuito inaugurado em 2025, trilhas guiadas pela Mata Atlântica, visitação à Torre da Restauração, Casa do Mico, e Mirante do Viaduto Vegetado, além da exposição permanente sobre o mico-leão-dourado e painéis interativos para toda a família.
“Estaremos de portas abertas para que você, família e amigos se conectem com a natureza nesse dia de especial, que celebrar o turismo em áreas protegidas”, convidou a AMLD.
Ainda segundo a AMLD, nos próximos 12 meses, o projeto prevê a recuperação de 2 hectares (ha) de Mata Atlântica, o equivalente a 3 campos de futebol, com o plantio de 3.400 mudas de espécies nativas, além da criação de um Jardim Sensorial.
Para participar do evento “Um Dia no Parque”, voltado para incentivar o turismo em áreas protegidas, basta fazer as inscrições, que são gratuitas, por meio de formulário online através do link, forms.gle/5LnXJmiZh9rnw7qNA.
De acordo com a organização do evento, a equipe de Ecoturismo da AMLD está mapeando uma trilha para criar a Travessia do Mico-Leão-Dourado, que será de longo curso e conectada à trilha Volta ao Rio, em uma ação que faz parte do Projeto GEF Áreas Privadas, que está implementando várias iniciativas com foco na conservação em Silva Jardim e na região.